AINDA SOBRE O PREÇO DA ÁGUA NO PERÍMETRO DE REGA DO ALQUEVA

Voltar

28-12-2015


AINDA SOBRE O PREÇO DA ÁGUA NO PERÍMETRO DE REGA DO ALQUEVA

No passado dia 14 de Março, o Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou os novos preços da água para toda a região do Alqueva.

A redução dos preços apresentada, vai desde os 20% para a água com pressão, até aos 33%, no fornecimento em baixa pressão. Trata-se de uma redução significativa, que poderá contribuir para aumentar a viabilidade do regadio do EFMA em geral e muito particularmente de  algumas culturas mais exigentes em água, como é por exemplo o milho.

Esta, tal como a gestão dos novos blocos de rega, são matérias que a FABA – Federação de Associações do Baixo Alentejo – há muito vinha abordando com o Ministério, pois tínhamos a convicção, de que, desde que houvesse vontade política, tal era possível, sem que a rentabilidade do empreendimento fosse posta em causa. Ficámos, portanto, satisfeitos com esta decisão do Senhor Ministro da Agricultura.

No entanto, os preços a praticar pela EDIA, às associações de regantes confinantes, que desde o ano passado necessitam de comprar água do Alqueva, embora com redução igualmente significativa, ficaram desequilibrados e desajustados da realidade, uma vez que a diferença de preços, relativamente aos regantes directos desta empresa, é de apenas 0,002 euros/m3.

Neste contexto, a revisão tarifária deveria ter em conta o facto de as Associações de regantes não serem o utilizador final da água fornecida por Alqueva, pelo que consideramos que se justifica a definição de uma tarifa específica adequada.

Já tivemos oportunidade de debater, pessoalmente, esta questão com o Senhor Ministro, que manifestou abertura para, num futuro próximo, com dados mais concretos, poder equacionar e rever este tema específico.