FAABA reclama junto do Ministério da Agricultura medidas urgentes de combate à seca no Alentejo

Voltar

04-01-2018


A FAABA - Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo,enviou ao Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, uma carta alertando para a necessidade de implementação de medidas imediatas, de modo a contrariar os impactos negativos da seca prolongada que já se estão a fazer sentir por todo o Alentejo. Os prejuízos ao nível das culturas de sequeiro, como os cereais, as oleaginosas, as pastagens e forragens e ao esgotamento das reservas hídricas, quer para abeberamento dos efectivos pecuários, quer para o regadio, são visíveis e muito preocupantes.

 À semelhança de outros anos, a FAABA reclama a tomada de medidas urgentes que visem minimizar estes efeitos, destacando:

 - Criação e flexibilização das medidas de apoio para abeberamento dos animais (furos, charcas, aquisição de cisternas, instalação de bombagens, etc.), simplificando os procedimentos burocráticos exigidos para estes licenciamentos e considerar a elegibilidade das despesas com retroactividade a Junho de 2017.

 - Permissão para pastorear, de imediato, pousios e superfícies de interesse ecológico.

 - Antecipação dos pagamentos aos agricultores no âmbito da PAC, como forma de acudir à tesouraria das explorações.

 - No âmbito do regadio, e independentemente das medidas que vierem a ser adoptadas, há um assunto que, pela sua gravidade, merece actuação urgente. Trata-se do programa de transferências de água da Albufeira de Alqueva/Alvito para Odivelas que foi acordado entre a EDIA e a ABORO para 2017, que não está a ser cumprido. Esta situação é preocupante uma vez que põe em causa o fornecimento de água pela Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas, nos próximos meses de Julho e Agosto, afectando cerca de 9000 ha de culturas neste perímetro de rega.

 - Necessidade de ajustar o preço da água aos perímetros de rega confinantes com o EFMA.

 Por fim, a FAABA manifesta inteira disponibilidade ao Ministro da Agricultura para integrar a Comissão de Acompanhamento da Seca.

Informações

Rui Manuel Inácio Garrido

Presidente da Direcção